Tráfego para o seu e-commerce: Saiba como aumentá-lo

27 de outubro de 2016

Este artigo sobre como gerar tráfego para ecommerce foi escrito pela Angélica Rodrigues da AdFácil – otimizando anúncios no Facebook e AdWords.

 

Por que gerar tráfego para ecommerce?

 

Gerar tráfego para seu site é a melhor forma de atrair seu público para sua loja. Mas lembre-se de montar um bom planejamento para atrair a sua persona e não qualquer curiosa para seu site. Monte cada passo focando no tipo de pessoa que tem a ver com a seu ecommerce.

 

Quando se resolve criar uma página virtual, é necessário que se busque realmente aparecer. Seja engajado, mostre o que a sua loja tem de melhor, mostre as novidades. Seu público não vai te achar sem que haja o mínimo de esforço.

 

Neste conteúdo vou te ensinar como gerar tráfego para seu e-commerce através de anúncios pagos, engajamento com seu público-alvo através das redes sociais e conteúdos relevantes.

 

Redes Sociais para gerar tráfego para ecommerce

 

Com toda certeza as redes sociais não podem ficar de fora da sua estratégia de marketing digital. Você deve lembrar que seu possível cliente está presente nas redes sociais e que a forma mais fácil de atingir ele é também estando presente nessas redes.

 

Então monte um planejamento específico de qual a melhor estratégia para sua empresa entrar e chamar a atenção dos seu possíveis consumidores. Talvez começar criando anúncios pagos nas redes sociais, como Facebook Ads, seja uma forma de atingir seu público para começar a conquistar seus consumidores mais rapidamente.

 

Post no Instagram das Lojas Karol

Para as Lojas Karol, por exemplo, o canal ideal é o Instagram, onde tem um excelente contato com seu público alvo e clientes

 

Caso você descubra que as primeiras segmentações não foram boas, é muito importante que você faça testes A/B e verifique quais anúncios estão sendo mais visualizados. Assim você vai conseguir saber quem é seu público-alvo.

 

Converse com seu seguidores, compartilhe notícias, interaja com que curte a sua marca. Nunca deixe de responder a algum comentário feito por qualquer consumidor da sua marca. Faça postagens regularmente sobre assuntos diferentes e mostre aos seu seguidores os novos produtos. Seja ativo nas mídias e se você não consegue dar a atenção necessária para todas as redes sociais, é melhor focar somente naquelas que dão os melhores resultados e fazer essas ações de forma bem feita.

 

Engajamento da quem disse berenice com clientes no Facebook

A Quem Disse Berenice, por exemplo, engaja de maneira excelente em todas suas publicações

 

SEO para gerar tráfego para ecommerce

 

Fazer a otimização do seu site para motores de busca, ou SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para seu ecommerce. Portanto, não pode ficar de fora de sua estratégia de marketing digital. Ele vai ajudar a melhorar o ranqueamento orgânico do seu site, mas lembre-se que deve ser bem aplicado.

 

Para começar a utilizar o SEO em sua plataforma de ecommerce, você precisa alinhar seu objetivo a um bom planejamento. O primeiro passo é buscar palavras-chave que estejam relacionadas a sua marca, produto ou serviço. Essas palavras vão ser otimizadas e vão ajudar a gerar mais tráfego para sua loja.

 

O uso desta ferramenta é para melhorar seu posicionamento nos buscadores e lembre-se que isso não irá ocorrer de uma hora para outra, este é um trabalho de longo prazo e se bem executado pode te trazer resultados excelentes e duradouros.

 

Ao conquistar um bom posicionamento nos buscadores como o Google ou Bing para o seu site, você faz com que ele passe a receber visitantes naturalmente, fazendo com que comece a gerar um grande volume recorrente e confiável de vendas, independente do seu investimento em anúncios.

 

Busca "comprar camisa" no Google

A Kanui e a Dafiti, por exemplo, recebem milhares de visitas mensais de um bom posicionamento de SEO, que aparece em primeiro até mesmo em buscas simples como “comprar camisa”

 

	Boas dicas de marketing boca a boca para e-commerce

Quer receber outras dicas e conteúdos exclusivos sobre como aumentar as vendas no seu e-commerce?

Cadastre seu email!

 

Palavras-chave: como escolher para gerar tráfego para ecommerce

 

Quando for escolher as palavras-chave para sua estratégia de marketing digital para seu e-commerce é necessário pensar em seu cliente e de que forma ele vai buscar os produtos que você vende. Busque sempre utilizar palavras relacionadas a sua marca, utilize nome de produtos ou serviço que você oferece dentro da sua empresa.

 

Lembre-se que algumas palavras são mais procuradas que outras, mas um alto volume de buscas não necessariamente significa um retorno bom, por exemplo: Imagine alguém que digita a palavra “TV” no Google. Agora imagine alguém que digita “Smart TV LED 48’ Samsung”. No primeiro caso, o volume de buscas é mais alto, mas no segundo, a intenção de compra é maior.

 

Então, é de se esperar que, no primeiro caso haja uma maior aquisição de tráfego, mas com uma taxa de conversão de compra mais baixa. No segundo caso, é certo que haverá menos tráfego, mas com uma taxa de conversão mais alta.

 

Uma das formas de buscar por palavras-chave é pelo Keyword Planner do Google AdWords. Ela é uma ferramenta gratuita, de fácil utilização e tenho certeza que vai ser muito útil na hora de montar o seu planejamento de palavra-chave. Por meio dessa ferramenta você pode pesquisar não somente ideias de palavras como também grupos de anúncios.

 

Com ela é possível ver o desempenho de uma lista de palavras, suas estatísticas e lance sugerido para o anúncio. Se você nunca mexeu na plataforma, esse passo a passo é perfeito para se acostumar com as opções, e esse guia é ideal para aprender boas práticas.

 

Com a escolha certa de palavras você pode inseri-las em meio ao um texto no blog, na descrição de seu produtos ou serviços e também trabalhar com elas em SEO para otimização do seu site.

 

Invista em conteúdo

 

Você já deve ter ouvido falar muito que conteúdo relevante pode te ajudar a gerar mais tráfego para seu site. Trabalhar com Inbound Marketing para te ajudar a atrair mais leads é a melhor forma de alcançar seu público, mas lembre-se que para isso funcionar você deve saber que quem ele realmente é.

 

Para trabalhar com Inbound Marketing, para começar, você deve fazer um calendário editorial completo com base nas fases do funil de vendas do seu cliente. Não basta apenas sobre o assunto que surgir na cabeça, esse processo deve ser pensado e medido de acordo com sua estratégia de inbound.

 

No topo do funil, crie materiais que de fato ajudem seus leitores, fale de assuntos relacionados ao seu negócio, mas não necessariamente sobre seus produtos e serviços, dê dicas de assuntos que tem a ver com as dores que seus clientes tem. Um exemplo: se você vende roupas ou maquiagem escreva conteúdos falando de tendências da moda e dicas de como usar maquiagem no dia a dia.

 

Post topo de funil da Ditiz sobre Instagram Ads

Um bom exemplo de post de topo de funil da Ditiz, esse artigo sobre Instagram Ads resolve uma dor de gerentes de e-commerce não relacionada diretamente com a solução de marketing boca a boca.

 

Na segunda fase que já é meio e fundo de funil, trabalhe com assuntos mais específicos, fale dos produto que você vende e crie conteúdos mais robustos de descrição do produto nas páginas, com vídeos, imagens em redes sociais que venha seguido de anúncios de promoção, lançamento de produtos novos.

 

ebook de fundo de funil da Ditiz sobre programa de indicação de clientes em e-commerce

Finalmente, como exemplo de conteúdo para fundo de funil, a Ditiz tem o ebook sobre como criar um programa de indicações de clientes em seu e-commerce, que é voltado para quem já decidiu que quer usar os clientes como arma de vendas.

 

Trabalhe com site responsivo

 

Sabemos que hoje os consumidores utilizam muito o celular para fazer compra ou no mínimo para visualizar os produtos que desejam. Então não perca tempo e deixe sua loja acessível a qualquer pessoa deixando ele responsivo. Isso quer dizer que o seu consumidor, mesmo acessando de qualquer dispositivo, conseguirá ver todos o conteúdo da página sem que ele fique distorcido.

 

site responsivo da lojas renner

As Lojas Renner são um ótimo exemplo de site responsivo

 

Anúncios para gerar tráfego para ecommerce

 

Tráfego pago é forma mais rápida para gerar tráfego. A criação de anúncios nas redes sociais e no Google podem ser boas opções para atrair mais clientes para sua loja. Para se criar um bom anúncio é preciso ser específico: saiba claramente qual é o objetivo de cada campanha criada. Não faça anúncios muito amplos: eles podem ser um péssimo investimento por não trazer conversões. Quanto menos opção você dá, maior a conversão.

 

Ao montar seus anúncios faça um teste A/B para saber qual está trazendo melhor retorno, assim vai otimizar seu investimento, pois você pode pausar seus anúncios que não estão trazendo resultado ou fazer modificações.

 

Montar um anúncio não é uma tarefa fácil, pois você tem que ficar de olho para saber se está tendo uma boa performance e entrar regulamente nas plataforma do Google AdWords ou do Facebook Ads, por exemplo, para ter certeza de que está tudo certo e fazer a otimização.

 

Para te ajudar a cuidar dos seus anúncios, você pode utilizar ferramentas como a AdFácil, uma solução para criação, gestão e otimização de anúncios, que centraliza todas suas campanhas. Assim, você não precisa ficar monitorando constantemente seus anúncios, a ferramenta cuida de tudo pra você, desde pausar os anúncios que não estão performando até otimizar os de melhor performance.

 

	Boas dicas de marketing boca a boca para e-commerce

Quer receber outras dicas e conteúdos exclusivos sobre como aumentar as vendas no seu e-commerce?

Cadastre seu email!
Henrique Cavalieri
Henrique Cavalieri
Colaborador da Ditiz, com vasta experiência no desenvolvimento de startups e pequenos negócios. Ensino empreendedorismo para MEIs e donos de empresas iniciantes das comunidades de Belo Horizonte, sendo o Marketing Digital meu foco.
//]]>