5 maneiras de recuperar o crescimento do seu e-commerce

11 de janeiro de 2017

Se você está enfrentando desafios na expansão do seu e-commerce e as coisas não estão saindo como você tinha planejado, não se desespere. O ciclo de vida de uma loja virtual nem sempre acontece de forma linear e recuperar o crescimento após um período de vacas magras exige dedicação e paciência.

Enquanto a maioria das empresas costuma apresentar apenas os seus sucessos ao público, é importante entender que todo negócio tem seus obstáculos. Eles são parte natural dos riscos de se começar um empreendimento online.

Vamos ver agora 5 maneiras de como você e sua equipe podem recuperar o crescimento do seu e-commerce.

 

1. Revise sua estratégia de negócio

 

Os momentos de instabilidade produzem grandes oportunidades para reconhecer os desvios do caminho e corrigir a rota o mais rápido possível, otimizando processos e eliminando gargalos. Quando um problema grande aparece, revisar sua estratégia é essencial para descobrir o que houve. Este é o primeiro passo para entender a situação.

Comece pelo problema, entenda porque ele aconteceu, quando começou, onde se originou e como cresceu. Geralmente os problemas não são causados por apenas um fator, mas por uma série de eventos que vão se acumulando e formando uma bola de neve.

Uma vez identificada a causa, é muito mais fácil elaborar estratégias eficazes para contorná-la.

 

2. Entregue valor ao seu cliente  

 

Uma pesquisa conduzida pela revista Forbes apontou que para cada cliente que faz uma reclamação, existem outros 26 clientes insatisfeitos que ficaram em silêncio. Em um mercado altamente competitivo como o da internet, é muito fácil que os seus consumidores comprem do seu concorrente.

Para entregar valor de verdade aos seus clientes, comece pesquisando os hábitos de consumo dele. Aprenda como ele prefere se relacionar com a sua marca. Se ele gosta de ser atendido por chat online em vez de por telefone, provavelmente não vai ser uma boa ideia pedir o número dele e agendar uma ligação.

feedback

Coletar feedback é essencial

 

Você pode conseguir essas informações através do próprio cliente, pedindo para ele preencher um simples formulário de opinião ou conversando diretamente com as pessoas que compram no seu site.

Ofereça uma proposta de valor incrível e comunique-a com o seu público. As chances são grandes de que você vai ter clientes satisfeitos prontos para recomendar a sua marca para os amigos.

 

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3. Diferencie seu produto

 

Inovar é preciso. Às vezes, isso significa diferenciar o seu produto, seja na variedade, no design, no preço ou mesmo na qualidade.

Os consumidores de hoje estão acostumados a terem várias opções de compra. Eles não vão ficar satisfeitos se um determinado produto não atende suas necessidades ou se não resolve seus problemas. Ao buscar a diferenciação, você pode se tornar mais atraente do que os seus concorrentes.

Quando for comunicar as vantagens do seu produto, não foque apenas nas qualidades dele. Em vez disso, dê ênfase em como ele pode resolver a dor do seu cliente ou em como ele satisfaz uma necessidade emocional (de status, por exemplo).

SMartphone Apple

Por que as pessoas desejam tanto os produtos da Apple?

 

Uma maneira interessante de conseguir informações para modificar seu produto ou a maneira como você o vende é entender como os seus usuários interagem com o seu site e o que eles geralmente buscam. Para isso, considere usar uma ferramenta de mapa de calor como a hotjar.

Às vezes, a única mudança que você precisa fazer para conseguir um maior crescimento é tornar o seu site mais simples de usar.

 

4.Contrate pessoas com várias habilidades diferentes

 

O maior ativo que a sua empresa possui sempre vai ser as pessoas que trabalham nela. Durante os momentos difíceis, em que as mudanças serão necessárias, você vai precisar de pessoas engajadas com os valores da sua marca e com competência para realizar as tarefas.

 

A chave para recuperar o crescimento é uma boa equipe

Uma boa equipe é essencial para recuperar o crescimento do seu e-commerce

 

Uma empresa que atue no meio digital certamente vai precisar de profissionais que saibam lidar com SEO, análise de dados, redes sociais, Google Adwords, Facebook Ads, e-mail marketing, produção de conteúdo e, num futuro próximo, internet das coisas e realidade virtual.

Se você quiser aprender mais sobre essas habilidades, recomendo a leitura dos artigos:

Além das competências técnicas, é importante avaliar a personalidade e o caráter dos colaboradores.

Procure pessoas que sejam boas em se conectar socialmente, em trabalhar com diferenças culturais e em elaborar soluções criativas. Essas são habilidades extremamente importantes para qualquer negócio.

 

5. Busque sempre oportunidades de crescimento

 

O crescimento é um processo contínuo. Mesmo que a sua empresa não esteja enfrentando desafios neste momento, é importante estar sempre buscando maneiras de expandir os negócios.

Desenvolva planos de crescimento e trabalhe com a sua equipe para saber como o seu negócio pode se desenvolver. Seu site precisa de mais tráfego qualificado? Sua equipe de vendas precisa de mais representantes? O que precisa ser melhorado agora?

Uma solução criativa é fazer parcerias com outras empresas. Às vezes unir forças é muito mais vantajoso para todos do que trabalhar em separado, no “cada um por si”.

Uma forma comprovadamente eficaz de trazer resultados em parceria é através dos guest posts, que falamos com mais detalhes no artigo Como conseguir bons backlinks para o seu site.

 

A melhor hora para recuperar o crescimento é agora!

 

Os desafios serão inevitáveis nos negócios. É vital saber como contornar os contratempos quando eles surgirem.

Agora que você revisou sua estratégia, entregou valor aos seus clientes, diferenciou seu produto, contratou uma equipe talentosa e está aproveitando todas as oportunidades para crescer, sua marca está pronta para conquistar o coração das pessoas e render ótimos frutos.

Aproveita e conta pra gente os resultados que você atingir quando colocar essas dicas em prática, ok?

Um grande abraço!

Este artigo foi uma adaptação do post 5 Ways Your E-Commerce Business Can Recover From A Growth Setback

 

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