Programa de Fidelidade: 4 Dicas para conquistar clientes fiéis

11 de janeiro de 2017

Um bom programa de fidelidade é um dos elementos mais vantajosos para qualquer negócio. Com ele, é possível fazer vendas recorrentes, reduzir o custo de aquisição de novos compradores, aumentar o valor dos seus clientes e aumentar sua receita por indicação dos embaixadores da sua marca. Além disso, clientes fiéis podem representar até 65% das suas vendas e o custo para mantê-los pode sair até 5 vezes mais barato do que conquistar novos.

Porém, um programa de fidelidade de sucesso não significa enviar centenas de e-mails com ofertas para os visitantes do seu site. Isso provavelmente só vai causar frustração e  queimar a imagem da sua empresa.

Se você quer causar um impacto positivo nos seus negócios e aumentar suas vendas, aqui vão 4 dicas de ouro para ter sucesso no seu programa de fidelidade:

 

1. Personalidade da marca

Seu programa de fidelidade é uma extensão da sua marca e é uma das formas mais diretas de construir um relacionamento com o seu cliente. Por isso, é importante manter a consistência da linguagem, das cores, do design e de todos os outros elementos mais importantes da sua marca.

Veja o exemplo das Lojas Karol, que usa uma linguagem mais informal em todas as suas postagens:

Lojas Karol

 

Comunique-se de forma que o seu cliente sinta que está se relacionando com alguém de verdade, que fala a língua dele e entende seus desejos e necessidades.

 

2. Exclusividade

Imagine todas as vezes que você foi fazer uma compra e, na hora do pagamento, perguntaram se você tinha o cartão fidelidade da loja, cadastro no sistema ou se você fazia parte do programa de pontos. Quantas vezes você simplesmente respondeu que não, só para sair dali o mais rápido possível?

Programa de fidelidade de lojas de roupas

Gostaria de estar fazendo o cartãozinho da loja?

A verdade é que ninguém mais quer ter mais um cadastro que só vai lotar o e-mail com spam ou um cartão a mais para carregar e se preocupar em pagar no próximo mês. Nós só fazemos isso quando enxergamos valor em fazer parte de um programa de fidelidade e a exclusividade é um ponto chave para o sucesso.

Seus clientes querem saber que, ao preencher um formulário, solicitar um cartão ou se engajar com a sua marca de outras formas, eles vão ter acesso a ofertas relevantes, acessos exclusivos ou oportunidades que eles não teriam de outra forma. Ao comunicar isto de maneira eficiente, você aumenta as chances de adesão ao programa.

 
 

	Boas dicas de marketing boca a boca para e-commerce

Quer receber dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce?

Cadastre seu email!

 

3. Oportunidades incríveis para os seus clientes

Dependendo do modelo do seu negócio, esta é uma estratégia que pode trazer muitas possibilidades. Uma delas é criar um programa de recompensas no qual os seus clientes recebem pontos a cada compra ou a cada ação específica que fazem, como compartilhar um link do seu produto nas redes sociais. Esses pontos depois serão trocados por descontos ou brindes.

Outra oportunidade é a de oferecer produtos complementares ao que o seu cliente adquiriu. Se ele comprou um sapato, por exemplo, você pode oferecer um cinto ou um conjunto de meias para combinar.

Se o seu negócio é online e offline, você pode incentivar seus clientes a visitarem sua(s) loja(s) física(s) através de um cupom de desconto gerado no site, e assim por diante.

Exemplo de cupom da Burger King. Bastava apresentar esta imagem no seu celular e você ganhava

Bastava apresentar esta imagem no seu celular e você ganhava o desconto

Existem infinitas possibilidades de engajamento para se aplicar sozinhas ou combinadas entre si. Procure aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio.

 

4. Conteúdo de qualidade

Marketing de conteúdo para e-commerce

Você já sabe disso, mas não custa lembrar: conteúdo é rei. Ele pode garantir o sucesso ou o fracasso de todas as suas outras estratégias de fidelidade.

Saber comunicar o seu valor de forma eficiente através de um conteúdo de qualidade e que gere engajamento é importantíssimo para manter o interesse dos seus clientes fiéis. Muitas vezes, o próprio conteúdo já é uma forma de recompensa exclusiva para os seus embaixadores.

Ao prover o seu grupo exclusivo de clientes com informações relevantes e coletando o feedback deles, você está reforçando o valor do seu programa de fidelidade e encorajando seu público a continuar participando.

Começando seu programa de fidelidade

Seguir essas 4 dicas é mais simples do que parece. No entanto, para ter o resultado esperado, elas requerem dedicação, consistência e uma mensuração constante. Lembre-se sempre de manter o foco nas necessidades e desejos dos seus clientes.

Se você ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários aqui embaixo. Vamos responder o mais rápido possível.

Estamos torcendo pelo sucesso do seu programa de fidelidade!

Um grande abraço.

 

	Boas dicas de marketing boca a boca para e-commerce

Quer receber dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce?

Cadastre seu email!

 

//]]>