Precificação, porque ela é fundamental para todos os e-commerces

Precificação e-commerce

 

Você pensa que a consideração da precificação é algo que somente os negócios muito grandes como a Amazon precisam de fazer?

Talvez você sinta que não pode competir em preço, então você não está dedicando muita atenção a ele. Entretanto é algo que você deve fazer, porque os preços são importantes para cada negócio, independentemente do seu tamanho.

E aqui eu vou explicar porque é importante e como ele pode ajudar até mesmo pequenas empresas de comércio eletrônico. Vejamos o preço pelo que ele é: uma poderosa arma de marketing.

Você pensa que a consideração do preço é algo que somente os negócios muito grandes como a Amazon precisam de fazer?

 

Por que o preço é importante para todas as empresas de comércio eletrônico

 

Você já experimentou essa sensação de estar em um “humor de compra” quando você entra em um shopping center? É talvez apenas o cheiro que o coloca nesse estado de espírito? Isso acontece comigo também.

Como se vê, muitas lojas de varejo deliberadamente criam o seu próprio cheiro. Eles estão fazendo algo chamado marketing sensorial, e ele funciona bem.

Esse é o poder da experiência sensorial. Infelizmente no comércio eletrônico ainda não podemos oferecer experiências tão poderosas. (Realidade aumentada e virtual, estamos esperando por você!)

Assim, quando comprar on-line, as coisas são muito mais frias. O preço está lá à primeira vista – mas o comprador não pode tocar, cheirar ou experimentar o produto, então todos esses empurradores de compra subjetivos são removidos do processo.

Você sabia que 90% dos compradores online dizem que comparam ofertas na Internet? Ou que 47% dos compradores só escolhem produtos com desconto? Ou que 6 a cada 10 compradores dizem que o preço é o fator-chave quando se trata da decisão de compra?

O fato é que o preço é um fator de compra essencial para compras objetivas.

 

Internet: O grande impulsinador de uma compra objetiva

 

E-commerce é um ambiente onde a compra objetiva prevalece. Como dissemos acima, a experiência é bastante diferente da compra de tijolo e argamassa, e as informações são muito mais fáceis de obter. Ninguém quer pagar mais, e a Internet oferece alguns incentivos para incentivar compras objetivas:

  • Facilidade de comparação de preços;
  • Facilidade de comparação das características técnicas;
  • Motivação dos utilizadores na investigação para tomar melhores decisões de compra;
  • Disponibilidade de diferentes opções de compra;
  • Acesso a experiências de outros usuários através de revisões e mídias sociais;
  • Em suma, o acesso a todas essas informações incentiva os clientes a pesquisar e tornar-se especialistas em quase todos os tipos de compra de produtos.

 

Outros fatores que tornam os preços importantes

 

O preço não é apenas uma maneira de vender mais, mas também um fator que afeta os KPIs mais importantes do seu negócio. Aqui estão apenas alguns KPIs que seu preço afeta diretamente:

  1. Taxas de conversão
  2. Margem de lucro
  3. Receita
  4. Quota de mercado
  5. Visitantes do site

Todos esses fatores e muito mais são afetados por seus preços. Você conhece algum negócio de comércio eletrônico que não tem pelo menos dois ou três desses KPIs em seu plano de marketing?

Além disso, o preço é uma parte essencial da estratégia de posicionamento de mercado da sua marca. Não importa se você está no luxo do mercado de baixo custo, seus preços estão enviando uma clara mensagem pública sobre sua marca.

 

Como o preço é importante, você precisa de uma estratégia de preços

 

Uma vez que o preço é importante para o e-ccmmerce, não importa o seu tamanho, você deve dar cuidadosa consideração de como você definir seus preços. Como com tudo no negócio, você pode melhorar seus resultados usando uma estratégia apropriada.

O primeiro passo que você precisa tomar é decidir sobre seus objetivos.

Você quer aumentar sua participação de mercado? Em seguida, vá para preços mais baixos.

Deseja aumentar sua taxa de conversão? Então tente alguns negócios e ofertas.

Talvez você queira estabelecer sua marca como a escolha premium no mercado? Em seguida, definir preços elevados e não brincar com eles.

Em qualquer caso, seus objetivos devem ser informar seus preços.

 

Lembre-se, a informação é a chave para uma boa tomada de decisão

 

Se a capacidade de obter informações é a chave para seus clientes tomar boas decisões, por que seria diferente para você?

Quando se trata de preços, você precisa saber quais são os preços dos seus concorrentes. Se você confiar apenas no que você vê pessoalmente na Internet, as chances são de que sua ideia de preços de mercado é influenciada por seu viés de seleção, e não representa realmente o mercado. Enquanto você não pode acompanhar todos os preços de marketing, você pode acompanhar os concorrentes mais proeminentes em seu setor.

Portanto, não se trata de rastrear todas as lojas, mas apenas os 20% das empresas que governam o mercado. No entanto, mesmo neste caso, você precisa verificar os preços de centenas de produtos em dezenas de sites de comércio eletrônico, o que significa estudar milhares de páginas individuais. Feito manualmente, este é um trabalho árduo e muito demorado. Mas você pode fazê-lo eficientemente várias vezes ao dia com um software de controle de preços como Prisync.

Depois de decidir seus objetivos e obter informações sobre onde você está, você tem que criar uma estratégia.

Você precisa incluir …

  • Seus custos,
  • Suas necessidades de dinheiro,
  • Preços de seus concorrentes,
  • O valor do seu produto e
  • A demanda atual do mercado.

Com todas essas informações, você pode criar sua estratégia de preços e decidir em que segmento do mercado você deve ser, e quando você deve lançar ofertas e ofertas.

 

O que é a inteligência de preços dos concorrentes

 

Acompanhar os preços dos concorrentes não é simplesmente colocar preços mais baixos do que os deles. Você pode fazê-lo, se esse é o objetivo da sua marca, ou se você deseja executar um “melhor preço no mercado” da campanha. Mas isso é apenas uma das muitas maneiras de fazer as coisas.

Aqui estão algumas outras formas de inteligência de preços competitiva pode ajudá-lo:

Você percebe que seus preços são muito baixos e você decide levantá-los. Talvez você possa aumentar suas margens sem afetar sua posição competitiva.

Observe que, baixando-os apenas um pouco, você pode oferecer o preço mais barato e aparecer primeiro nos motores de comparação de preços. Este é realmente poderoso e às vezes o efeito sobre a margem de lucro é quase imperceptível.

Permite-lhe conduzir campanhas de melhor preço.

Você também pode acompanhar os sortimentos de seus concorrentes e gerenciar sua precificação em conformidade.

Ele pode informá-lo sobre quais de seus produtos não são competitivo para que você não desperdiçar seu orçamento de marketing de publicidade  quando você poderia investir esse dinheiro nos mais atraentes, para obter mais visitantes.

Você pode fazer análises históricas para prever os próximos movimentos do mercado e ficar à frente de seus concorrentes.

No final, evitar adivinhar e tomar suas decisões com certeza. Dessa forma, você será capaz de controlar o que você está fazendo e realmente medir o desempenho do seu negócio. Além disso, é uma boa ideia fazer de preços uma responsabilidade de toda a organização.

 

Os benefícios da estratégia inteligente de precificação

 

Com uma boa estratégia e inteligência de preços, você obterá benefícios importantes:

Suas campanhas de marketing terá um melhor desempenho, porque você vai saber qual dos seus produtos são realmente atraentes e isso irá aumentar a taxa de conversão.

Você pode evitar a falta de estoque: quando você vê seus concorrentes estão fora de estoque, você pode prever um aumento de compras em sua loja e tomar as medidas apropriadas, como encomendar mais produtos de seus fornecedores ou aumentar os preços.

Você pode jogar com os motores de comparação de preços para obter mais visitantes.

Você melhorará seus KPIs.

 

Conclusão

Não importa quais são seus objetivos de branding, você precisa saber o que está acontecendo com os preços em seu mercado e decidir qual será sua estratégia de preços.

Adaptar sua estratégia de preços à sua marca é essencial para empresas de todos os tamanhos e abordagens. Se você deixar de fazê-lo, seus clientes vão se sentir confusos sobre você, e sua marca vai parecer obscura.

 

	Boas dicas de marketing boca a boca para e-commerce

Quer receber dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce?

Cadastre seu email!

 

Leonardo Lima
Leonardo Lima
Sócio da Ditiz, formado em Administração na UFMG. Especialista em Inbound Marketing & Sales para SaaS, e marketing para lojas virtuais. Minha grande paixão é trabalhar para o sucesso das lojas virtuais!
//]]>