Por que seu e-commerce deveria começar a gerar Leads?

Neste post de hoje, iremos abordar a importância de se gerar leads early stage para um e-commerce e como isso pode afetar diretamente no aumento de suas vendas. Este é um assunto importante a ser tratado, pois a maioria das lojas virtuais no mercado brasileiro não geram leads, e muito menos sabem como esses leads podem aumentar o seu faturamento no médio/longo prazo.


Antes de tudo, lead nada mais é do que alguma pessoa que deixou suas próprias informações em seu site por algum motivo, por exemplo, interesse no seu produto/serviço, ou para baixar algum material relevante, ou até mesmo por causa de um pop-up que solicita o e-mail para enviar dicas e promoções. Legal, você deve estar se perguntando agora o que seria uma lead early stage, certo?


A resposta é simples: são pessoas que deixam as informações com você no início da trajetória de compra.


Para entender isto, primeira devemos entender a jornada de compra de um cliente que representarei neste funil abaixo:


Funil


Sempre que uma pessoa vai comprar algo, ele passa por um processo de compra que começa no topo do funil, quando ele reconhece um problema ou uma necessidade de algo. Após esta etapa, ele parte em busca de soluções que resolvem este problema, representado na jornada pelo meio de funil. Por fim, quando ele já decidiu qual solução ele acha melhor, ele parte para o fundo de funil, que é quando ele vai decidir de quem vai comprar tal solução/produto.


Tendo explicado o funil, a maioria das lojas virtuais só capturam as informações quando o cliente está fazendo uma compra, ou seja, ele está no fundo do funil, pois já decidiu que quer a solução e está deixando suas informações para realizar a transação.  Porém, como vocês podem ver na imagem representada pela jornada de compras, o funil filtra as pessoas do topo ao fundo, em outras palavras, existem muito mais pessoas no topo do que ao final da jornada e isto representa uma grande oportunidade para aumentar o faturamento de seu e-commerce.


Se ao invés de você aguardar as pessoas chegarem ao fundo do funil por livre e espontânea vontade, você capturasse as informações dela no topo do funil, isto geraria leads early stages. Agora eu pergunto, como você acha que isto poderia impactar em seus resultados?

 

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Para ilustrar isso, vou utilizar um exemplo de uma loja online de presentes:


Vamos supor que está chegando o dia dos namorados, e o Luciano percebe que tem um problema (topo de funil), ele precisa comprar um presente para sua querida namorada, Júlia. O que ele vai fazer? Pesquisar na internet o que fazer de especial para sua querida amante.



Portanto se sua loja online de presentes tem um artigo legal que fala sobre presentes dos dias dos namorados, você possivelmente conseguirá atrair o Luciano para seu blog. Chegando lá, o Luciano dá de cara com um banner que oferece um e-book grátis sobre como ele pode preparar um dia especial para sua amada. O Luciano, esperto como ninguém, decide baixar o e-book do blog, em troca de oferecer seu nome, e-mail e dizer a idade de sua namorada.


O que aconteceu aqui?



O Luciano deixou suas informações sem mesmo ter pensado qual presente ele vai dar para sua namorada, ou mesmo ter consultados as opções da loja. Mas a partir de agora, com as informações que o e-commerce conquistou, ele pode iniciar um relacionamento com o Luciano através de um fluxo de nutrição de e-mails, pois certamente esta pessoa comprará um presente, em breve.


Por exemplo, primeiramente a loja pode enviar um e-mail com os presentes que mais saem no dia dos namorados, em seguida, caso o Luciano tenha aberto este e-mail, a loja poderá enviar um cupom de desconto sobre estes presentes para incentivar com que ele decida comprar desta loja.


Viu como é interessante?


Nunca se esqueça de que no topo de funil existem muito mais pessoas, portanto o número de leads gerados é significativamente maior, dando a oportunidade de seu e-commerce iniciar um relacionamento com o cliente muito antes de outros competidores entrarem na jogada. Portanto, aproveite a oportunidade de gerar Leads early stages para começar um relacionamento com seus clientes e vender mais que a concorrência, pois poucos empreendedores virtuais dão atenção a este tipo de estratégia e isto pode ser um diferencial da sua loja!


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Rafael Faria
Rafael Faria
Co-fundador da Ditiz, formado em Administração no Ibmec-MG e especialista em Inbound Marketing & Sales. Minha grande paixão é ajudar seu negócio a crescer.
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