Como usar o Pinterest para e-commerce

29 de janeiro de 2017

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social em ascensão no Brasil que permite o compartilhamento de fotos e vídeos em diferentes murais, de acordo com os gostos de cada usuário.

De acordo com pesquisas, o público que mais utiliza esta rede social atualmente são mulheres de 25 a 40 anos, representando cerca de 80% do número total de usuários.

Após esta breve introdução, saiba que o Pinterest representa uma grande oportunidade para alavancar as vendas da sua loja virtual, portanto aqui estão 5 dicas para ajuda-lo sobre as noções básicas do Pinterest e como ser um profissional do marketing nesta rede social!

Ps: se você quer ser um especialista em marketing nas redes sociais em geral para e-commerce, confira este post !

Configure vários painéis personalizados

É tentador criar apenas uma placa única e rotulá-la de “Placa da loja”. Embora isso seja fácil, não vai ajudar a direcionar o tráfego para seu site. Em vez de fazer uma placa única, tente fazer várias placas que se concentram em um tema específico ou tipo de produto.

Um grande exemplo disso é esta loja virtual. Eles possuem placas múltiplas para diferentes itens e assessórios, de acordo com seu estilo e moda. Isso permite que os navegadores rapidamente compreendam tudo o que eles estão mostrando e encontre pin’s que lhes interessem mais.

pinterest para e-commerce

Vale ressaltar a importância de ter mais do que a fotografia do produto em si. Os usuários do Pinterest estão buscando por ideias e inspiração, e não necessariamente um produto específico.

Portanto, certifique-se de colocar fotos dos seus produtos em uso, como também representações de como seus possíveis clientes podem utilizar                 tal assessório se encaixando com seus sentimentos e estilo de vida.
 

Use imagens otimizadas para “Pinar

Esta é uma recomendação muito ampla, mas seguir algumas práticas recomendadas pode realmente aumentar o impacto que seus pins.

Aqui estão algumas dicas para aumentar o engajamento que você recebe com seus Pin’s, provocando maior aumento de cliques, aumentando a chance de compra em sua loja virtual.

Certifique-se de incluir um link para o item que você está apresentando, o preço do item e uma descrição de 200-300 caracteres (não palavras). Também ajuda se você tiver uma chamada de ação ao final da descrição.

Resumindo:

  1. Coloque um Link
  2. Mostre o preço
  3. 200 – 300 carcacteres
  4. Coloque um CTA (call-to-action)

 

Tenha um site responsivo

Se você quiser realmente atrair o tráfego vindo de referência do Pinterest, você precisa ter certeza de seu site está preparado para isso. De acordo com o Pinterest, 75% do seu tráfego é proveniente do celular e tablet.

Isso significa que você precisa ter um site responsivo. Se você estiver enviando tráfego do Pinterest para uma página que não está otimizada para celular, você está perdendo três quartos do tráfego. Se uma remessa de Pinterest visitar uma página que eles não podem ver em um dispositivo móvel, a consequência óbvia é você perder um visitante e provavelmente não fazer uma venda.

 

 Use botões “Pin It” no seu site

 

Botões e widgets tornam mais fácil para seus clientes compartilhar o que eles gostam. Tendo pins relevantes em seu próprio painel é ótimo, mas ter pins relevantes nos painéis de seus clientes aumenta muito seu alcance e potencial de tráfego de referência.

 

Torne mais fácil para os compradores, a ação de compartilhar qualquer coisa que gostarem, fornecendo um botão “Pin it” em cada página do produto.

pinterest 2

Ter um botão na página não significa que todos irão compartilhá-lo, infelizmente. Ajuda se você incentivar seus clientes a compartilhar, mostrando-lhes como muitas outras pessoas têm compartilhado. Isso é chamado de consenso, estamos programados para gostar do que outras pessoas já gostam.

 

Aproveite os diferentes tipos de pins

O Pinterest tem dois tipos de pins que irão ajudar a levantar os resultados da sua loja virtual. Esses são “Rich Pins” e “Promoted Pins.” Rich Pins permitem que você crie pins que mostram mais informações de compra para que os navegadores possam facilmente encontrar um produto que você esteja vendendo. Promoted Pins permitem que você pague para aumentar o alcance de seus pins e configure uma segmentação para garantir que as pessoas certas vejam  o conteúdo.

Rich Pins

Rich Pins não são apenas para grandes marcas. Você pode criar Rich Pins para o seu site de comércio eletrônico, visitando o site de desenvolvedores da Pinterest. Esta é sua obrigação caso seu objetivo seja aumentar suas vendas pelo Pinterest. Com este Pin, você pode incluir informações como: preço, vendas, quantidade, e tipo.

 

Promoted pins

Se você acredita que o Pinterest está ajudando a trazer um bom tráfego para seu site, aumentando suas vendas, você pode aumentar este alcance colocando mais dinheiro por trás. Com Promoted Pins, você pode pagar para aumentar a quantidade de usuários que verá seu pin e só pagará quando alguém clicar em seu site. Promoted Pins são uma ótima maneira de acelerar as vendas através do Pinterest, apenas certifique-se de verificar a análise para ver se ele está gerando resultados tangíveis.

 

 

Pinterest para e-commerces:

Pinterest não é útil para todos os tipos de lojas online, porém está gerando resultados surpreendentes para algumas indústrias como:

  1. Cozinha e culinária
  2. Artesanato
  3. Moda
  4. Cosméticos

 

Se o Pinterest não estava sendo usado por você até agora, espero que estas dicas acima possam ajudar a mudar as coisas.

Lembrem-se, a rede social é parte fundamental da criação de uma marca forte na internet.  Se você está buscando alavancar seus resultados nas redes sociais, não perca este e-book que detalhamos como você fará anúncios poderosos para aumentar suas vendas no Facebook !

Rafael Faria
Rafael Faria
Co-fundador da Ditiz, formado em Administração no Ibmec-MG e especialista em Inbound Marketing & Sales. Minha grande paixão é ajudar seu negócio a crescer.
//]]>