6 maneiras de otimizar seus anúncios no MercadoLivre

Se você tem um e-commerce, fazer anúncios no MercadoLivre pode ser uma forma muito interessante de aumentar as suas vendas, já que milhões de pessoas buscam diariamente por diversos produtos no maior marketplace da América Latina.

No entanto, justamente por ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas de um negócio, existe muita competição por espaço na plataforma. Por isso, todo cuidado é necessário para que seus anúncios sejam vistos pelos seus clientes e se destaquem sobre a concorrência.

A seguir, vamos ver 5 maneiras de otimizar seus anúncios no MercadoLivre.

1. Tudo começa com uma excelente foto dos seus produtos

A imagem é a primeira coisa que seus potenciais clientes vão ver do seu produto, e é muito fácil ser ignorado quando a imagem está desfocada, escura ou em baixa resolução.

Para garantir uma excelente primeira impressão, nós recomendamos prestar atenção aos seguintes aspectos das suas fotos:

  • Iluminação e enquadramento: Verifique se o produto está bem iluminado e se a foto não está cortando nenhuma parte dele. Evite incluir outros objetos que podem tirar a atenção do seu produto ou então encobri-lo de alguma forma.
  • Mantenha simples: O produto no centro, uma boa iluminação e um fundo branco são mais que suficientes para uma ótima foto na maioria dos casos.
  • Use fotos de alta resolução: Pense que seus clientes podem querer dar um zoom para ver mais detalhes do seu produto. Considere usar fotos com resolução mínima de 800 x 600.
  • Tire várias fotos do mesmo produto: experimente outros ângulos e destaque outros aspectos do produto que você achar serem interessantes ou importantes.

 

Como fazer uma foto para os seus anúncios no Mercadolivre

Simples e direto ao ponto

 

Se você não tiver uma boa câmera para tirar as fotos, não se preocupe. É possível tirar ótimas fotos com um celular razoável (aprenda aqui como).

 

	Boas dicas de marketing boca a boca para e-commerce

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2. Agora é a hora de um ótimo título…

Responda rápido: Qual dos dois títulos abaixo parece mais atraente?

Calça Jeans Feminina

ou

Calça Jeans Feminina C/ Lycra e Cintura Alta Confortável

Um título chamativo aumenta as chances do anúncio do seu produto ser clicado. Por isso, evite usar sinais de pontuação e símbolos, que podem poluir visualmente o seu título, e tenha cuidado em selecionar bem as palavras-chave.

Título para os seus anúncios no Mercadolivre

O título diz quase tudo que eu preciso saber

Se você estiver vendendo um produto usado, é bom destacar no título que ele se encontra em perfeito estado e inclui todos os acessórios originais. Isso pode evitar muitas frustrações no futuro.

Para mais dicas sobre como criar um título atraente para o seu produto, recomendo este artigo.

Lembre-se: você tem apenas 60 caracteres para conquistar o coração do seu cliente.

 

3. …e de uma descrição chamativa

O campo da descrição é um espaço onde você pode escrever à vontade todas as informações que achar relevantes sobre o produto. Aqui é importante detalhar e responder antecipadamente todas as dúvidas que seus clientes podem ter, já que nem todos eles vão ter a paciência de perguntar nos comentários.

Seu produto tem algum defeito de uso ou de fabricação? A calça jeans que você está vendendo tem detalhes na bainha? O smartphone da sua loja tem uma bateria de 2100mah? Deixe isso bem claro para o consumidor. A omissão de um único aspecto relevante do seu produto pode arruinar uma venda (Um exemplo que posso dar por experiência própria: já deixei de comprar vários fones de ouvido simplesmente porque os anunciantes não especificavam o tamanho do fio).

 

Descrição de um produto no mercadolivre

Agora ISTO é uma descrição de um fone de ouvido!

 

Uma dica é descrever o produto usando apenas texto, pois as imagens podem demorar a carregar na página. Prefira usá-las apenas com a finalidade de ilustrar o produto.

Lembre-se: quanto mais simples, claro e rico em informações relevantes for o seu texto, melhor.

 

4. Toda informação é pouca na hora de anunciar peças de vestuário

Se você vende roupas e calçados online, provavelmente já esbarrou no desafio de conquistar clientes que se sentem inseguros para comprar certas peças pelo fato de não poderem experimentá-las antes.

Embora o futuro da tecnologia possa trazer alguma solução para este obstáculo, como o uso dos óculos de realidade virtual, hoje a sua maior aliada é a boa e velha descrição. Através dela e das imagens que você utilizar, seus clientes poderão se imaginar usando aquele produto.

Seu modelo de tênis vem nas cores preta, azul e vermelha? Mostre uma foto de cada uma delas. Especifique os tamanhos, a textura, o material utilizado, se tem algum desenho ou estampa e a quantidade disponível em estoque. Isso vai te poupar muitas perguntas e vai aumentar as chances do seu cliente realizar a compra.

 

Variações do produto no MercadoLivre

Mostre os diversos tamanhos e combinações diferentes

 

5. Sabe o Frete Grátis? Ele funciona!

Muitas pessoas desistem da compra no momento em que descobrem o valor do frete. Às vezes, a entrega do produto pode custar mais caro do que o próprio produto.

Encontre uma maneira de contornar essa situação oferecendo um frete grátis. Além de aumentar suas chances de conversão, no Mercadolivre os produtos com frete grátis ganham destaque no site, o que aumenta bastante a visibilidade do seu anúncio.

 

O Frete Grátis é uma boa oportunidade de aumentar sua visibilidade

O Frete Grátis é uma boa oportunidade de aumentar sua visibilidade

 

6. Seus anúncios no MercadoLivre estão prontos, não se esqueça de manter um relacionamento!

Fazer um anúncio no Mercadolivre vai muito além de apenas colocar o seu produto na vitrine. Você também vai precisar responder comentários com perguntas, acompanhar a entrega dos produtos, medir a satisfação dos clientes, qualificar compradores e pedirem para eles te qualificarem de volta.

Lembre-se: Um cliente satisfeito é o primeiro passo para um relacionamento de longo prazo.

 

Tudo pronto para decolar!

Usar um marketplace grande como o Mercadolivre tem suas vantagens e responsabilidades. Comece hoje mesmo a aplicar as dicas que você aprendeu aqui e aumente as chances de conquistar mais vendas pela plataforma!

Ah, e não se esqueça de contar pra gente qual foi o resultado, ok?

Qualquer dúvida, deixe um comentário que nós vamos te responder o mais rápido possível.

Um grande abraço!

 

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