O que é SEO e qual sua importância para e-commerces

15 de janeiro de 2017

Para entender o que é SEO, você precisa entender os motores de busca. Um mecanismo de busca é um pedaço de software que rastreia a internet e indexa suas páginas, a fim de fornecer as melhores recomendações do site com base na consulta de pesquisa de um usuário. E eles usam algoritmos complexos e em constante mudança para fazer isso.

À medida que os motores de busca rastreiam e indexam páginas da web, os links servem como pontes que os permitem alcançar bilhões de páginas interconectadas na internet. A partir daí, os motores de busca são capazes de analisar e “compreender” o conteúdo de cada página. Quando um usuário executa uma pesquisa, eles fornecem a melhor resposta possível com base em suas especificações de algoritmo, classificando os resultados de acordo com o que consideram mais relevante. É tudo muito impressionante e pode se sentir um pouco assustador – mas nunca medo, estamos aqui para ajudar.

Os fatores que os motores de busca usam para classificar os resultados incluem engajamento de mídia social, otimização off-site, semântica latente,  responsividade da página, otimização local, autoridade de domínio e muito mais. Isso é o lugar onde a optimização do Search Engine (SEO) vem dentro.  Portanto, SEO é o processo de estratégias e de técnicas de execução (ambos no site e fora do site) com objetivo de conseguir uma posição mais elevada nos resultados da busca. Por normalmente, quanto mais alto um site estiver nos resultados de pesquisa, mais visitantes receberá.

Embora haja muito a aprender sobre os motores de busca e como se otimizar para eles, os capítulos a seguir descreverão as etapas para você começar com SEO para sua loja online e, com o tempo, ajudar a levá-lo à dominação do mecanismo de busca!


Por que SEO é importante para e-commerces

 

Embora SEO seja apenas uma parte do mix de uma de estratégia de marketing on-line, é fundamental para aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce. Afinal, a maioria dos compradores on-line iniciam o processo de compra usando um motor de busca, como o Google, por exemplo. Se você tiver um site bem otimizado, você classificará mais alto nos resultados de pesquisa e aumentará as chances de encontrar um comprador potencial e fazer vendas.

SEO é importante se você que é experiente no comércio eletrônico ou está apenas começando sua loja online do zero. Otimizar seu site será um processo contínuo, como os motores de busca estão constantemente pesquisando a internet para indexar e classificar páginas. Embora a maioria das plataformas de e-commerce tenham um monte de recursos de SEO incorporados para ajudá-lo (como URLs otimizados, tags automatizadas e muitos outros elementos técnicos), você precisará ganhar o seu lugar no motor de pesquisa fazendo mais do que o básico, caso contrário, todas as lojas estariam em primeiro.

 

Coisas para saber sobre SEO

 

Aqui estão alguns itens gerais que você precisa estar ciente de quando se trata de sua estratégia de SEO.

 

  1. SEO é uma jornada, não um destino

Não espere aparecer imediatamente no motor de busca de forma orgânica. Cada mercado, cada vertical, mesmo cada produto tem velocidade de indexação diferente. Paciência e persistência desempenharão papéis fundamentais no seu sucesso. É tudo uma questão de quanto esforço e compromisso você está disposto a colocar adiante.

 

  1. Adaptar aos compradores, não aos motores de busca

 

Não ficar atolado em termos de SEO e conceitos. Embora falamos muito sobre os motores de busca, seu principal objetivo é realmente adaptar a sua loja online e seu conteúdo para o seu público-alvo. Os motores de busca simplesmente querem entregar os resultados mais relevantes para seus usuários com base em consultas de pesquisa. Se você está fornecendo uma experiência de compra estelar, você já está no seu caminho para a classificação bem.

 

  1. O conteúdo é rei

 

Por mais inteligente e sofisticado que os motores de busca se tornaram, eles ainda entendem uma coisa acima de tudo: conteúdo. O conteúdo é um material original que você cria e publica em seu site. Pode ser qualquer coisa, desde descrições de produtos, postagens de blog, vídeos e imagens, até sua página Sobre nós. Conteúdo não serve apenas para que os matores de buscam compreendam seu site, ele serve como a conexão entre você e seus clientes quando a venda online acontece. O conteúdo online nunca dorme, não precisa de uma pausa para o almoço e é adorado pelos motores de busca e compradores.

  1. SEO + design = grandeza

É muito comum ver lojistas online  se concentrarem fortemente em coisas como design e, em seguida, tentar implementar SEO. No entanto, SEO deve ser mantido em mente durante todo o processo de construção de sua loja on-line. Conteúdo acurado, práticas de melhor acessibilidade e arquitetura apropriada das informações são todos os componentes chaves para um SEO forte. Se estes forem ignorados (especialmente na fase inicial do projeto), você pode ter que desperdiçar horas incontáveis mais tarde em readequar sua loja online para melhor indexar nos motores de busca e chegar até seus clientes.

  1. Evitar conteúdo duplicado

O conteúdo duplicado é o conteúdo que aparece em mais de um lugar no seu site. Quando há várias peças de conteúdo idêntico, é difícil para os mecanismos de pesquisa decidir qual versão é mais relevante para uma determinada consulta de pesquisa. Isso significa que você está confiando no Google para definir seu site. Por exemplo, se o Google vê quatro URLs do seu site que têm o mesmo conteúdo ou similar, as probabilidades são que eles vão classificar o que consideram mais relevante e ignorar o resto. O Google não quer que uma pesquisa produza resultados idênticos no mesmo site, por isso é improvável que esses resultados sejam classificados muito bem (lembre-se, eles querem entregar os resultados mais relevantes para cada consulta). O mesmo pode ser dito se você estiver usando o conteúdo que você encontrou no site de outra pessoa; Se o Google já indexou esse outro conteúdo, é improvável que ele classifique o seu melhor. Em vez de deixar essa decisão para o Google, você deve tomar o controle dela para si mesmo, usando um conteúdo original em cada página. Nunca tenha medo, temos ainda mais informações sobre como remediar conteúdo duplicado neste guia.

 

Conclusão

Ter uma estratégia de SEO é fundamental para qualquer comerciante online, pois ele te ajudará a construir um forte tráfego online por um custo significativamente mais baixo do que anúncios pagos. Portanto, se você quiser ficar craque nisso, confira nosso guia com 6 dicas de SEO para seu e-commerce que irá te ajudar a estar no topo do Google!

Rafael Faria
Rafael Faria
Co-fundador da Ditiz, formado em Administração no Ibmec-MG e especialista em Inbound Marketing & Sales. Minha grande paixão é ajudar seu negócio a crescer.
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