Minha empresa está pronta para investir em marketing boca-a-boca?

28 de dezembro de 2016

Você provavelmente já sabe que o marketing boca-a-boca – também conhecido como marketing de referência – é a forma mais poderosa de promover produtos e serviços (ainda não sabe? Então confere aqui). Para colocar isso em números, de acordo com esta pesquisa recente realizada pela organização Abraboca, 92% das pessoas acreditam mais em recomendações dos amigos e familiares do que em outras formas de marketing.

É possível que você mesmo já tenha comprado algum produto simplesmente porque algum(a) amigo(a) te indicou, não é verdade?

Com uma ferramenta tão boa assim, é de se esperar que muitas as empresas vão usá-la para aumentar suas vendas. No entanto, ser uma referência não é uma tarefa fácil. É preciso muita dedicação para construir confiança e conquistar o amor dos seus clientes.

Como saber se a sua empresa está pronta para investir no marketing boca-a-boca?

 

Aqui vão 5 perguntas para você se fazer antes de decidir investir nessa ferramenta.

  1. Minha empresa já tem muitos clientes?

O marketing boca-a-boca é sobre pessoas interagindo com outras pessoas. Para que seus clientes recomendem o seu negócio, você precisa conquistá-los. Quanto mais clientes engajados você tiver, maiores as chances de conseguir novas vendas por indicações.

  1. Meus clientes são fiéis?

Uma vez que você conquistou novos clientes, agora é hora de fidelizá-los. Clientes fiéis são os principais aliados da sua marca e vão ser os seus melhores embaixadores. Para isso, você precisa manter um bom relacionamento com eles, seja através de experiências, conteúdo ou incentivos.

  1. As pessoas já indicam os meus produtos espontaneamente?

O seu produto atende uma necessidade do seu público, mas ele engaja as pessoas a quererem compartilhar com os outros? Em outras palavras: você tem produtos que as pessoas amam e se sentem empolgadas quando falam sobre ele? É importante encorajá-las a compartilhar isso com o mundo!

  1. Sua marca fala diretamente com uma comunidade?

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Quando seus clientes falam sobre você, eles se sentem parte de um grupo especial? Eles se identificam com os seus produtos e buscam defendê-los sempre? Em outras palavras: sua marca aproxima as pessoas? Esta é uma característica fundamental para formar embaixadores que vão advogar em prol do seu negócio.

  1. Meu site está preparado para uma campanha de marketing de referência?

Existem muitas maneiras de se fazer uma campanha de marketing boca-a-boca na internet. A principal delas é através de uma plataforma de automação para identificar as vendas que foram feitas por indicação e criar incentivos para os seus embaixadores. Na prática, o que essa plataforma faz é cadastrar os seus clientes mais engajados, oferecer a eles um incentivo para recomendar os seus produtos para os amigos (este incentivo pode ser um desconto, um brinde ou mesmo dinheiro) e fornecer um link para saber quem indicou os produtos que geraram novas vendas.

Para que esta plataforma consiga atingir seu objetivo, no entanto, é preciso que o site esteja otimizado para captar esses clientes. Seu e-commerce está funcionando corretamente? Existem reclamações sobre o funcionamento do seu site? Os usuários conseguem realizar as compras com facilidade? Um site de difícil navegação, cheio de imagens em baixa resolução, com links quebrados e produtos desatualizados dificilmente vai estimular as pessoas a recomendarem o seu negócio.
 

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 Trabalhando o marketing boca-a-boca do seu negócio

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Mesmo que a sua empresa ainda não tenha respondido “sim” para todas as 5 perguntas acima, não se preocupe. O marketing de referência ainda pode gerar grandes oportunidades para o seu negócio. Tudo o que você precisa fazer é começar a colocar em prática essas dicas que vão levar seus clientes a se tornar verdadeiros embaixadores da sua marca.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para você começar a sua campanha de marketing de referência.

Se você quiser começar hoje mesmo a aumentar suas vendas por meio de uma plataforma de marketing boca-a-boca, clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores! Vai ser um prazer conversar com você.

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Um grande abraço e bons negócios,

Pedro Oliveira

 

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