As melhores práticas de Marketing de Referência

Se você já conhece ou ouviu falar de Marketing de Referência, neste momento, deve estar curioso para entender quais são as melhores práticas para desenvolver uma estratégia de boca a boca campeã para o seu negócio.


Para desenvolver este artigo, estudamos alguns dos Cases do mercado e exploramos os conteúdos mais completo do segmento.  Consolidamos todos os pontos chaves que você não pode perder.

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Seja facilmente compartilhado



Para que seus clientes possam referenciar sua loja virtual para seus amigos e familiares, você precisa ajudá-lo a compartilhar esta experiência, portanto, crie call-to-action’s e links simples e objetivos nos quais eles não terão dificuldades em espalhar sua marca pelas redes sociais ou e-mail. O objetivo é diminuir qualquer fricção ou dificuldade para seu cliente satisfeito recomendar a boa experiência em suas redes sociais. Lembre-se, um clique é muito melhor que dois.

 

Crie uma oferta valiosa



Grande parte dos seus clientes que obtiveram uma boa experiência com seu produto ou serviço já está predisposta a compartilhar a sua empresa, no entanto, nem todos realizam isso. Para maximizar o resultado do Marketing de Refência, crie incentivos que tenha real valor para seu cliente virar um embaixador de sua marca. Sendo que um fator importante a ser destacado, é que o incentivo pode ser monetário ou não. Dependendo do que o cliente valoriza mais sobre você e da estrutura do seu negócio é mais relevante um incentivo não financeiro. 

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Personalize a experiência



Não trate seus embaixadores como todo mundo, pois eles são especiais e fundamentais para sua marca. Eles são seus clientes e sua equipe de vendas. Portanto, desenvolva ações de referenciamento bem segmentadas a fim de conquistar a confiança de seus clientes e aumentar a exposição de seu e-commerce através do boca a boca. Não se esqueça também de agradece-los e pegar feedback’s constantes para entender sempre porque eles são seus embaixadores e o que você pode fazer continuar e expandir esse ciclo.

 

Saiba quem você deve premiar



Talvez a parte menos óbvia seja esta. A maioria dos e-commerces acreditam que o incentivo deve ser duplo, isto é, premiar quem está referindo e quem está recebendo a indicação, no entanto, este tipo de pensamento pode estar errado. Para criar a estrutura de incentivo no marketing de referência, é considerado a força da marca, o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e o Lifetime Value (LTV) do negócio, entre outros pontos. Muitas pesquisas e campanhas mostraram que o incentivo unilateral, apenas para o embaixador, é muitas vezes superior ao incentivo bilateral.

 

Monitore e melhore



Para você desenvolver um bom marketing de referência, dados são uma peça chave do sucesso. Acompanhe através de sua ferramenta os dados para saber quem está te indicando, de que maneira, e por que estão fazendo isso. Sabendo disso, você terá controle da sua estratégia e poderá propor melhorias constantes para aumentar sua taxa de conversão e número de referências a fim de melhorar os resultados de sua empresa.

 

O que você achou das dicas neste artigo? Aqui no blog da Ditiz você vai aprender tudo que precisa para criar um bom programa de marketing de referência e aumentar o boca a boca de seu e-commerce, portanto, não deixe de assinar nossa newsletter e acompanhar o nosso conteúdo!

  

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Rafael Faria
Rafael Faria
Co-fundador da Ditiz, formado em Administração no Ibmec-MG e especialista em Inbound Marketing & Sales. Minha grande paixão é ajudar seu negócio a crescer.
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