Marketing para Geração Y: principais tendências

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A Geração Y, também conhecida como Millennial é um grande negócio. Não só porque eles são a geração maior desde os baby boomers, mas também porque estão prestes a entrar nos seus primeiros anos como consumidores.

No ano de 2020, estima-se que só nos Estados Unidos os Millennials vão gastar o valor absurdo de 1,4 trilhões de anuais – ou 30% de todas as vendas de varejo do país. Isso significa que os empresários precisam começar a pensar como eles vão atrair esse público agora, caso contrário vão correr o risco de ficar para trás rapidamente.

Neste post, vamos dar uma olhada nas maiores tendências que estão moldando os comportamentos de gasto dos Millennials e as estratégias eficazes que você pode usar para criar campanhas de marketing mais inteligentes e dinâmicas para o seu negócio.

Estratégias de Marketing para esta geração mudam a cada dia, mas com este conjunto de dicas úteis você será capaz de se adaptar e acompanhar facilmente seus clientes mais jovens e mais dinâmicos.

Então, vamos mergulhar nas tendências de marketing para Geração Y que crescem mais rapidamente, e descobrir o que eles podem representar seu negócio.

 

Bem Social

 

A Geração Y é socialmente consciente, e possuem um forte desejo de fazer a diferença no mundo e eles começaram a prestar atenção nas empresas que os ajudams a fazer um maior impacto. Em todo o mundo, 69% dos Millennials querem que as empresas os ajudem a se envolver em questões sociais. Esta é uma grande oportunidade das empresas começarem a fazer isso.

Mostrar a responsabilidade social não é apenas uma chance para o seu negócio tornar o mundo um lugar melhor, mas também para criar uma nova maneira para a Geração Y para promulgar a mudança social. Tente procurar problemas na sua própria comunidade ou em uma escala global que sua empresa possa ajudar a resolver e criar iniciativas em torno deles.

Quer se trate de uma parceria com uma boa causa, doar uma parte de seus lucros para a caridade, ou dar um de seus produtos para alguém em necessidade para cada venda que você faz, há toneladas de maneiras diferentes para obter o seu negócio mais envolvido com as causas que Millennials apoiem. Entre elas destacam-se sobretudo a gualdade de direitos, meio-ambiente e acesso aos cuidados de saúde.

Existem várias empresas que fazem ações dessa forma. Por exemplo, a cada venda um percentual X vai para caridade.

 

Acessibilidade Móvel

 

Não é novidade para ninguém que a Geração Y está o dia inteiro conectado à internet via smartphone.

Para as empresas, isso significa que o celular não pode ser colocado em segundo plano – ele precisa estar na vanguarda de cada estratégia de marketing. Os smartphones estão se tornando o principal gateway que as pessoas passam para acessar a Internet, então você precisa ter certeza de que tudo o que você faz é otimizado para cada dispositivo.

De suas campanhas de e-mail até o  seu site, todos os aspectos de sua empresa precisam ser compatíveis com dispositivos móveis. Seguem-se algumas considerações a ter em conta ao otimizar a sua presença online para utilizadores de celulares:

 

Tempo de carregamento

 

Quando se trata de usar seu site, a quantidade de tempo que leva para carregar pode ter um grande efeito sobre se os utilizadores vão permanecer ou não. Se um site leva mais de 3 segundos para carregar, 40% dos visitantes irão para outro lugar. Isso representa uma grande quantidade de clientes que podem estar dirigindo para seu competidor porque seu site não é corretamente otimizado.

Uma maneira fácil de verificar a rapidez com que seu site está carregando é executando-a através do Google PageSpeed Insights. É uma ferramenta acessível que o deixará saber exatamente como acessível seu local é assim como dá-lhe o conselho sólido para melhorar seus tempos da carga.

 

Micromomentos

 

Google define cada vez que um usuário pega um smartphone para aprender, fazer, descobrir, assistir ou comprar algo como um “micromomento” e uma vez que a pessoa média verifica seu smartphone 150 vezes por dia, estes micromomentos estão acontecendo em todos os lugares o tempo todo.

Isso significa que, como proprietário de uma empresa, você precisa começar a pensar sobre como usar conteúdo para capturar pessoas nesses momentos críticos de intenção. Quer se trate de um vídeo tutorial no YouTube ou um artigo de blog informativo, você precisa criar uma estratégia para obter o seu negócio na frente de seus clientes quando eles precisam de seus produtos e serviços mais.

 

Marketing de Influenciadores

 

A Geração Y estão colocando mais e mais confiança em influenciadores de mídia social. Na verdade, 60% dos Millennials disseram que iriam tentar um produto sugerido por um YouTuber, e um terço considera blogs para ser uma fonte de mídia superior quando pesquisando uma compra.

Como resultado, colaborar com blogueiros e influenciadores de mídia social para atingir a Geração Y tornou-se uma área com enorme potencial para os comerciantes, especialmente em indústrias como moda e beleza. Ao colocar seu produto nas mãos dos influenciadores, você pode alavancar o público existente e alcançar melhor seus clientes ideais.

 

Referências são ferramentas poderosas – 92% dos consumidores confiam em referências de pessoas que sabem sobre qualquer outra coisa ao fazer compras – para ser capaz de aproveitar a confiança que seus clientes têm para influenciadores populares pode ser um grande impulso para o seu crescimento e vendas.

 

Se você quiser obter o seu produto apresentado em um post de um blogueiro ou social celebridade de mídia, um dos melhores métodos é apenas pedir. Muitos influenciadores incluem suas informações de contato na seção Sobre de seu website ou perfil e geralmente estão abertos a colaborar em promoções de produtos.

 

A chave para o marketing de influenciadores é encontrar um influenciador com uma audiência que é semelhante ao seu público-alvo. Certifique-se de fazer muita pesquisa e refinar o seu tom antes de chegar.

 

Conteúdo gerado por usuários

 

Quando se trata de segmentação on-line para a Geração Y, os seus próprios clientes são um dos seus recursos mais valiosos.

Conteúdo gerado pelo usuário é uma ótima maneira de aproximar os Millenials da decisão de compra.Isso porque eles confiam 50% mais neste tipo de conteúdo do que qualquer outro tipo de mídia.

Esta é uma má notícia para as empresas que ainda estão se concentrando na publicidade tradicional, mas uma notícia fantástica para marcas que já têm comunidades on-line movimentadas ou estão esperando para construí-los em breve.

Prova social é um fenômeno poderoso e, por vezes, o seu público só precisa ver seus produtos em ação antes de tomar essa etapa final e fazer uma compra.

Existem algumas formas diferentes de incentivar não apenas o seu público-alvo a partilhar as suas experiências, mas também reorientar esse conteúdo para as suas campanhas de marketing. Facebook, Instagram, e o próprio Whatsapp, são exemplos de locais aonde você pode estimular o compartilhamento dos usuários.

 

Conclusão

 

Você está pronto para assumir a próxima geração de consumidores?

Se sim, deu para perceber o quanto é importante estar próximo ao seu público e como o marketing se tornou muito mais uma constante interação social entre vários canais, do que algo unidirecional da empresa para o cliente.

Nossos consultores são especialistas e podem ajudar o seu e-commerce a implantar as ações levantadas.

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Um grande abraço e bons negócios,

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Leonardo Lima
Leonardo Lima
Sócio da Ditiz, formado em Administração na UFMG. Especialista em Inbound Marketing & Sales para SaaS, e marketing para lojas virtuais. Minha grande paixão é trabalhar para o sucesso das lojas virtuais!
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