Como começar o Marketing de Conteúdo para seu e-commerce

10 de agosto de 2016

Marketing de conteúdo para e-commerce

Entender e aplicar marketing de conteúdo para um e-commerce deveria ser fundamental para todos os empreendedores que possuem uma loja online, porém são poucos que conhecem bem sobre esta abordagem e a aplicam com exatidão. Marketing de conteúdo é excelente para quem busca aumentar o tráfego orgânico da loja, porém não é um resultado que aparece no curto prazo e por este motivo afasta muitos donos de e-commerce.


O foco deste artigo não é convencer a utilizar esta estratégia e sim te mostrar os primeiros passos do que você deve fazer caso você já tenha percebido a relevância do conteúdo para seu negócio e queira reduzir seu custo de aquisição de clientes no longo prazo.


Para começar, o que é marketing de conteúdo?


“Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.”

Blog Marketing de Conteúdo

 

Como fazer marketing de conteúdo para seu e-commerce?


Para você conseguir entender sobre esta abordagem e depois não ter dificuldades em aplicar tudo que ela representa, primeiramente eu vou explicar o que você deve fazer estrategicamente para planejar o marketing de conteúdo da sua loja online e em segundo vou dar algumas dicas do que você deve fazer em termos operacionais para colocar isto tudo em prática.


Planejando a estratégia de marketing de conteúdo do seu e-commerce:


  1. Defina um objetivo e coloque um KPI: Você pode almejar muitas coisas com esta estratégia, como por exemplo, aumentar o seu tráfego orgânico, gerar leads, aumentar o engajamento com seu público e clientes. Por este motivo, é importante definir qual será o foco da estratégia e ter claramente um KPI, isto é, uma métrica chave para você conseguir acompanhar se você está chegando no objetivo desejado.

  2. Crie uma persona: A persona é um personagem fictício que representa o seu comprador ideal. Para criar uma, você deveentender qual é o comportamento habitual de seus clientes, quais são suas dúvidas mais comuns, o que eles buscam para chegar até o seu produto. Através dos padrões de comportamento, defina esse personagem que irá te ajudar a vislumbrar qual tipo de conteúdo será mais relevante para ele.
    Exemplo simples de uma persona: A Júlia é uma mulher de 28 anos, que namora o Guilherme. Ela possui ensino superior completo e trabalha em uma empresa pequena. Ela é uma pessoa romântica, que adora viajar nas férias e sair com os amigos. Ela gosta sempre de estar bonita, porém precisa economizar para não ficar muito caro. E nisso segue até você ter a criação de um personagem claro em sua mente.#Dica1: Você pode ter mais de 1 persona.
    #Dica 2: Criar muitas personas é prejudicial.

  3. Mapeie o funil de vendas: Após criar a persona, você é capaz de mapear o que está persona está buscando e determinar as principais palavras-chaves buscadas em cada uma das etapas do funil.
    Topo do Funil: Conhecida também como a fase da consciência, é quando sua persona detecta um problema ou necessidade de algo. Exemplo: O aniversário do namorado da Júlia está chegando e ela começa a pensar no que deve fazer.
    Meio do Funil: Quando sua persona parte em busca das soluções ou de produtos que ajudem ela resolver este tipo de problema. Exemplo: A Júlia começa a estudar quais produtos ela pode dar ao namorado dela e onde comprar.
    Fundo de Funil: Esta camada é onde a persona decidirá se compra de você ou de um concorrente.
    Exemplo: A Júlia quer comprar um sapato para o namorado em uma loja online e ela está avaliando a sua loja e de outros concorrentes para decidir de quem comprar.

 

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Operacionalizando a estratégia de marketing de conteúdo do seu e-commerce:

Fazer a estratégia é muito importante, mas não se esqueçam, não adianta de nada fazer uma estratégia maravilhosa se você não fizer a parte operacional. É aqui que as coisas acontecem e que você ficará preso. Portanto aqui estão algumas dicas para você se dar bem no marketing de conteúdo do seu e-commerce.


  • Crie um blog em WordPress e tenha bons plugins que economizarão muitas horas de sua equipe.

  • Tenha uma conta nas principais redes sociais para distribuir bem o seu conteúdo e manter um engajamento com seu público alvo.

  • Tenha uma ferramenta de e-mail como Mailchimp para automatizar o seu fluxo de nutrição do cliente.

  • Aplique SEO ao conteúdo: tenha um plugin que te ajude no SEO como Yoast e procure por parcerias para conseguir backlinks.

  • Poste conteúdo com recorrência e com no mínimo 500 palavras. Você pode ter artigos magníficos, mas se você ficar postando de mês em mês, será difícil lembrarem-se de você. Além disso, cada conteúdo novo em seu blog é uma página nova no seu site que representa mais uma chance de indexação no Google.

  • Tenha um time de marketing ou alguém em específico para tocar isso, caso contrário você não dará conta de todos os deveres de casa.

  • Acompanhe os resultados com Google Analytcs para analisar como anda o desempenho de sua estratégia de conteúdo e outras ferramentas como o SEMRUSH para saber como seus concorrentes estão se comportando.

  • Crie ações de melhoria ao ter mensurado o seu desempenho, pois sempre haverá coisas a serem realizadas como, por exemplo, ajustar o tamanho dos artigos, mudar a frequência de postagens, trabalhar diferentes palavras-chaves.

Bom pessoal, estas foram nossas instruções para você que deseja aplicar marketing de conteúdo para seu e-commerce a fim de alavancar os resultados da sua loja online.


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Rafael Faria
Rafael Faria
Co-fundador da Ditiz, formado em Administração no Ibmec-MG e especialista em Inbound Marketing & Sales. Minha grande paixão é ajudar seu negócio a crescer.
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