10 Dicas Simples Para Fazer Sucesso nas Redes Sociais

11 de janeiro de 2017

Você provavelmente alguma vez já parou em uma loja, na frente de um produto que te chamou a atenção, puxou o celular do bolso e pesquisou opiniões de outras pessoas nas redes sociais para saber se vale a pena comprá-lo, não é mesmo?

Com a tecnologia moderna, a experiência de compra muitas vezes passa por várias fases antes e depois do primeiro contato com a sua marca. É muito comum que o seu cliente já chegue à sua loja decidido a comprar um produto que pesquisou antes na internet ou que alguém recomendou a ele.

De acordo com uma pesquisa feita pela Abraboca.org, 92% das pessoas acreditam mais em recomendações de amigos e familiares do que em outras formas de Marketing e 86% dos seguidores de marcas no Facebook recomendam estas para seus conhecidos. Pense em como a sua empresa pode fazer sucesso nas redes sociais usando estas 10 dicas simples:

 

1. Planeje

Imagine que você reúne seus amigos, fãs e seguidores em um auditório e faz anúncios para eles com um alto-falante. Se você quiser que o papo continue fluindo e que de tempos em tempos eles voltem para mais encontros, você precisa de uma estratégia para preencher sua agenda com informações relevantes, conversar sobre o seu negócio e sobre outros assuntos que sejam interessantes para a sua marca e para o seu público.

 

Planejamento de redes sociais

Tudo começa com um bom planejamento

 

Nas redes sociais a lógica é a mesma, com a diferença de que o seu auditório é virtual e suas interações são online. Aproveite esta grande oportunidade para engajar sua audiência e tenha um plano para não deixar a conversa esfriar.

 

2. Produza conteúdo de qualidade

Se você tem a oportunidade de falar para várias pessoas com um alto-falante, é bom que você tenha algo de valor para comunicar. Caso contrário, elas vão simplesmente ignorar o seu discurso. Na era das mídias sociais, a palavra da vez é conteúdo.

 

Conteúdo é rei

Conteúdo é rei

 

A sua marca possui diversos conhecimentos na área em que atua. Use isto a seu favor. É mais provável que o seu público esteja mais interessado nas informações relevantes do seu mercado, na sua experiência, em imagens espetaculares e em discussões produtivas do que nas últimas novidades da sua empresa. Produza algo de valor e as pessoas vão reconhecer isso.

 

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3. Tenha consistência

Você investiu horas em um bom nome para a sua marca, um belo design, cores que traduzem o sentimento que você quer passar e uma linguagem que fala diretamente com o seu público. Não desperdice esse trabalho todo!

 

NUbank nas redes sociais

A página da Nubank nas redes sociais

 

Mantenha uma consistência visual nas suas postagens, valorize suas cores, sua maneira de falar, as emoções que a sua marca transmite.

Uma dica é usar sempre que possível o mesmo nome, descrição biográfica e imagem de capa em todos os perfis das redes sociais da sua empresa.

 

4. Simplicidade

Você não precisa falar sobre tudo que está acontecendo na internet. Crie uma lista de tópicos que fazem sentido para a sua audiência e que a sua marca tenha alguma informação relevante para acrescentar.

Você pode, inclusive, segmentar suas redes sociais por tipos de tópicos a serem abordados. Por exemplo: usar o Facebook para contar cases de sucesso dos seus clientes, o Twitter para receber críticas, sugestões e elogios e o Instagram para mostrar as pessoas usando seu produto.

 

Simplicidade

Mantenha as coisas simples

 

Tome cuidado para produzir algo de valor em todas as redes em que sua marca estiver presente.

 

5. Preocupe-se mais com a qualidade do que com a quantidade

Tudo o que você e o seu público não precisam é de uma enxurrada de posts e novidades de todas as suas redes sociais. Isso cansa as pessoas e faz o seu conteúdo se perder facilmente, porque ninguém vai aguentar acompanhar o seu ritmo intenso.

 

Qualidade sobre quantidade

Foco na qualidade!

 

Preocupe-se menos com o número de posts e foque-se em conteúdos que sejam mais relevantes para a sua audiência.

 

6. Diversifique seu conteúdo

Sabe aquelas ideias fantásticas que você escreveu em um blog post de 3000 palavras? Elas também podem gerar belos infográficos, vídeos explicativos ou podcasts.

Para construir belos infográficos como este abaixo, eu recomendo o site Canva. Lá também é possível fazer imagens de capa para as principais redes sociais, pôsteres, cartões de visita e muito mais! Tudo muito simples e fácil de usar. A ferramenta é gratuita, com alguns elementos que são pagos.

 

Infográfico

Tudo fica mais claro em um infográfico

 

Ao diversificar o seu conteúdo, você consegue alcançar públicos diferentes e agregar mais valor para a sua audiência.

 

7. Interaja com seus seguidores

Todas as redes sociais existem em função de apenas um motivo: relacionamento. Seu perfil não deve ser apenas um mural onde você coloca novidades, informações e ofertas. Em vez disso, pense nele como uma grande plataforma para interagir com pessoas, gerar experiências incríveis e aproximar a sua marca ao seu público.

 

Pessoas buscam se relacionar nas redes sociais

Lembre-se: redes sociais são sobre pessoas buscando se relacionar.

 

Ao dar prioridade ao engajamento desde o início, sua marca pode interagir com a comunidade ao mesmo tempo que ganha autoridade com cada um dos seguidores.

 

8. Torne-se acessível

Não adianta ter várias redes sociais se as pessoas não conseguem chegar até você. Em vez de escondê-las em páginas pouco acessadas do seu site, torne-as visíveis nas páginas principais.

 

Redes Sociais

Facilite a vida das pessoas. Mostre onde elas podem te encontrar.

 

Coloque links espalhados em locais estratégicos, peça para as pessoas te acompanharem e disponibilize, em cada perfil, informações sobre seus perfis em outras redes.

Não faça o cliente ter que perseguir você até encontrá-lo.

 

9. Responda aos comentários negativos

Com grandes audiências vêm grandes responsabilidades. Eventualmente você vai receber um comentário negativo, talvez até furioso. Nunca é uma boa ideia ignorar comentários negativos ou deixar dúvidas em aberto. Desenvolva um método para responder a essas pessoas de maneira transparente, educada e rápida.

 

Comentários negativos

Jamais os ignore!

 

Se perceber alguma tensão no ar, tome uma atitude o quanto antes para evitar um transtorno maior.

 

10. Mensure seus resultados

Aqui vai uma novidade para você: suas redes sociais podem ser altamente lucrativas para a sua empresa. Graças à tecnologia moderna, você pode medir tudo na internet.

 

Métricas

“O que pode ser medido pode ser melhorado”

 

Quantas pessoas curtiram sua página esta semana? Qual post gerou mais comentários? Que tipo de conteúdo as pessoas compartilharam mais? O que é mais vantajoso para você: conseguir curtidas, inscritos no canal, downloads do conteúdo, conversões ou listas de e-mail?

Identifique as melhores oportunidades em cada plataforma e acompanhe suas métricas de sucesso.

 

Tudo pronto para começar a fazer sucesso nas redes sociais, agora mãos à massa!

Os clientes de hoje se acostumaram a ter uma relação estreita com suas marcas preferidas. Para ter sucesso, não basta ter apenas um produto arrasador, também é preciso gerar relacionamentos significativos.

Comece hoje mesmo a colocar em prática essas 10 dicas simples nas suas redes sociais e depois nos conte como foi o resultado.

Se quiser saber mais sobre como criar uma campanha no Facebook Ads, recomendo a leitura do e-book Facebook Ads para seu e-commerce – guia visual

Um grande abraço!

Este artigo foi uma adaptação do post 10 Super Simple Social Media Marketing Tips

 

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