Formas simples de atrair mais clientes para sua loja virtual

Não é segredo para ninguém que atrair e manter clientes assíduos, especialmente para e-commerce, é uma tarefa difícil que demanda tempo e dedicação. Mas com planejamento, estratégias bem elaboradas e consistência você pode construir uma marca forte e aumentar constantemente sua base de clientes.


Você pode ter lido inúmeras dicas, artigos e até mesmo ‘receitas de bolo’ sobre o assunto, então já deve saber que existem diversas maneiras de atrair clientes para seu e-commerce. A seguir destaco algumas que considero simples e ao mesmo tempo imprescindíveis para sua loja virtual.



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1) Impulsionar o número de seguidores no Facebook


Acredite ou não, o Facebook pode ajudar e muito a captação de novos clientes e a construção de sua marca junto a seu público. Muitas empresas já aderiram ao Facebook Ads para captação de novos clientes. O maior desafio é como se destacar na multidão utilizando a abordagem correta sem ser mais um dentre os outros.


Você deve concordar que que muitos de seus potenciais/futuros clientes estão navegando nas redes sociais diariamente, as mais utilizadas são Facebook, Instagram e Twitter. Você está no Facebook, certo? Se não, você deveria! O Facebook oferece uma maneira fácil de atingir e influenciar a sua própria rede de clientes, aproveite! Adicione fotos, crie posts criativos, compartilhe informações relevantes, usuários gostam de novidades, aliás, quem não gosta? Quando você tem uma grande base de seguidores no Facebook, você pode mais facilmente atrair mais consumidores para o seu e-commerce.

 

2) Emails Automáticos


Para qualquer e-commerce se tornar bem sucedido, fundadores precisam certificar-se de manter a sua marca “top of mind” para os clientes atuais e potenciais. É importante encontrar uma maneira de envolver os clientes existentes para fazer compras recorrentes e para atrair novos consumidores. O e-mail é um recurso poderoso para sites de comércio eletrônico. Um e-mail de marketing bem elaborado que traga conteúdo relevante para o consumidor pode construir uma marca de sucesso, conduzir compras e manter a sua loja virtual na memória de seu público.


O ponto positivo é que o custo de ferramentas de e-mail como o MailChimp e SendGrid (ferramenta que utilizamos na Ditiz) são relativamente baixo. Importante pontuar que como toda a jornada de experiência do consumidor de um e-commerce é virtual, a forma com que se chega até a caixa de e-mail deve ser estratégica, oferecendo um conteúdo relevante, visualmente agradável e que inspire a tomada de decisão.


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3) Use depoimentos para reforçar a reputação


E que tal usar a opinião dos seus clientes atuais para atrair novos consumidores? Por quê? Muito simples, comentários de usuários aumenta as conversões. Eles podem eliminar dúvidas que outros clientes podem ter sobre um determinado produto, acelerando o processo de decisão. O uso de comentários dos consumidores tem sido amplamente utilizada. A maioria dos clientes, conforme algumas pesquisas de mercado mostram, afirmam ler comentários on-line antes de comprar, e atualmente, isso é essencial para sites de comércio eletrônico. Comentários são uma parte cada vez mais importante da jornada de compra para os consumidores on-line e podem almentar consideravelmente a conversão de sua loja.

 

4) Seja consistente com a divulgação de informações


Mas não está fácil conquistar clientes, concorda? Os consumidores estão cada vez mais bem informados e exigentes. Isso é refletido diretamente em suas compras – a maioria faz buscas e compara preços de produtos online antes de efetivar a compra, e também decide por utilizar a loja virtual, dependendo de suas opções e benefícios. Imagina então se eles não confiam nas informações da sua loja virtual. Por exemplo, caso opte por ter uma loja em uma rede social, é importante que a informação apresentada ali, tanto sobre os produtos como os preços deles, sejam consistentes com os outros canais, ou o cliente pode perder a confiança na sua empresa. Não “confunda” o consumidor, isso pode diminuir a reputação da empresa e atrapalhar suas vendas.


 

Como você pode ver, você não precisa de milhões para atrair clientes para sua loja online. A coisa mais importante é ser criativo e saber quais os canais deve usar. Mostrei para você canais básicos que se você não estiver utilizando deve repensar as suas estratégias. Comece a utiliza-los e vá em frente e comece a promover a sua loja! Uma vez que você construiu um bom tráfego, não pare, continue por dentro de outras maneiras de estabelecer-se como uma loja online. Estes métodos incluem sequência de uma boa estratégia de conteúdo e interação com os seguidores em mídias sociais.

 

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