17 Motivos para o cliente retornar ao seu site

Você provavelmente já sabe que vender novamente para um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo. Por isso, em vez de concentrar todos os seus esforços em atrair um novo público para o seu site, que tal trazer de volta o cliente que você já tem e aumentar a conversão dele?

Neste artigo você vai conhecer os 17 principais motivos que levam os seus clientes a querer retornar ao seu site. Em cada um deles, você vai encontrar um leque de oportunidades para aumentar suas conversões e entender melhor os desejos e necessidades dos seus usuários.

 

  1. Adquirir novos produtos

 

Uma das principais razões para um cliente preferir uma loja virtual é poder fazer as compras do conforto da sua casa.

Procure personalizar a experiência deste usuário oferecendo produtos similares aos que ele já adquiriu e tente facilitar as buscas internas e a navegação por outras categorias populares. Isto vai ajudar a aumentar as suas vendas e pode fazer o cliente querer retornar diversas vezes.

 

  1. Comprar novamente os mesmos produtos

Nem sempre os clientes vão querer retornar para comprar novos produtos. Às vezes, eles podem voltar para comprar mais do mesmo produto. Pense, por exemplo, nas pessoas que compram tinta para impressora, fraldas para bebês, produtos de beleza e bebidas como café e chá.

Café com biscoitos

Você compra café com frequência?

 

Disponibilize uma forma simples para os usuários verem o histórico de compras e coloque um botão para eles comprarem novamente os produtos da lista.

 

  1. Ver o progresso da compra

 

Um cliente pode retornar ao seu site só para saber como anda o progresso de uma compra recente.

Crie um link para ele ver a última compra que realizou e ofereça a opção de rastrear o pedido.

 

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  1. Pedir uma troca ou o dinheiro de volta

 

Por algum motivo o seu cliente decidiu que não quer ficar com um determinado produto que comprou de você, seja porque o produto não atendeu às suas expectativas, não serviu ou veio com defeito. Ele pode retornar ao seu site para solicitar uma troca ou o dinheiro de volta.

Disponibilize links para facilitar esse processo para o cliente, deixe sempre claro as suas políticas de troca e mostre um passo-a-passo sobre como ele deve proceder. As chances são que ele vai gostar ainda mais da sua marca por isso.

 

  1. Solicitar um suporte técnico

 

Se o seu cliente tiver alguma dúvida sobre o produto, ele pode retornar ao seu site para conversar com um atendente.

Lembre-se de incluir botões de ajuda no cabeçalho ou no rodapé da sua página. Uma outra ideia é disponibilizar um FAQ (Frequently Asked Questions ou Dúvidas Frequentes, no bom e velho português) para economizar o tempo da sua equipe de suporte.

 

  1. Ver as novidades e promoções

 

Clientes podem retornar ao seu site para ver se há alguma nova promoção ou novidades no seu catálogo de produtos.

 

Black Friday e outras promoções

Promoções podem impulsionar seu negócio

 

Crie uma seção em destaque no topo da página principal para falar dos lançamentos e promoções da loja. Você também pode criar uma categoria especial para eles.

 

  1. Deixar uma opinião, comentário ou avaliação

 

Se você está ativamente buscando feedback dos seus clientes sobre a experiência deles com a sua marca, eventualmente eles vão retornar ao seu site para comentar, avaliar e deixar opiniões.

Crie um link para facilitar o caminho para os seus clientes deixarem seu feedback. Uma outra ideia a se considerar é oferecer algum incentivo em troca, como um brinde, um desconto na próxima compra, cashback ou uma promoção exclusiva, por exemplo.

 

  1. Conferir se um produto já está disponível em estoque de novo

 

Chega uma hora na vida de toda loja, virtual ou física, em que ela se vê sem um determinado produto em estoque.

Embora vários clientes não tenham paciência para esperar a chegada da nova remessa ao estoque, alguns deles vão retornar ao seu site para dar uma conferida ou vão querer ser notificados quando o produto estiver disponível de novo.

Considere acrescentar um botão de “Avise-me quando este produto estiver disponível”. Isto também pode ser uma ótima maneira de conseguir o e-mail do seu cliente, caso você ainda não tenha.

 

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  1. Conferir se há algum desconto em um produto

 

Se um cliente está pensando em comprar um produto seu, mas ainda não está totalmente satisfeito com o preço, ele pode retornar várias vezes para ver se aquele produto está com desconto.

Uma dica é disponibilizar um botão de alerta de desconto para os seus produtos. Seu cliente receberá uma oferta por e-mail e provavelmente vai querer voltar para fechar a compra.

 

  1. Ver o histórico de compras

 

Um cliente pode fazer login no seu site apenas para ver o histórico de compras. Você pode incentivá-lo a isso disponibilizando um histórico facilmente acessível para ele.

 

  1. Procurar o endereço ou telefone da sua loja

Se você tem uma loja física, pode aproveitar a oportunidade e disponibilizar seu endereço no cabeçalho ou no rodapé das páginas do seu site. Lembre-se de sempre incluir essas informações nos seus e-mails também.

Localização física do seu negócio

Use sua localização física a seu favor!

 

  1. Comparar preços com concorrentes

 

É muito comum que seus clientes comparem os seus preços com os dos seus concorrentes. Para garantir que você vai continuar competitivo, fique sempre de olho nos preços dos seus concorrentes.

Uma dica é usar ferramentas de comparador de preços como o Buscapé e o Zoom. Seu cliente certamente vai usá-las.

 

  1. Ler/Escrever uma resenha sobre um produto

 

Antes de fazer uma compra, muitos clientes querem saber a opinião de outras pessoas que já compraram aquele produto. Se eles gostarem muito ou ficarem decepcionados, também podem voltar para escrever uma resenha.

Disponibilize uma caixa de comentários e avaliações de clientes no rodapé da página de cada produto e incentive as pessoas a escreverem algo a respeito.

 

  1. Adicionar um produto aos favoritos

 

Às vezes o seu cliente ainda não está pronto para adquirir um determinado produto, mas ele pode querer marcá-lo como favorito para retornar depois e finalizar a compra.

Lembre-se de colocar uma opção “Adicionar aos favoritos” na conta do seu cliente, bem como um botão para ele visualizar os ítens que adicionou à lista.

 

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  1. Comprar um cartão de vale-presente para alguém

 

Esta é uma dica e tanto: se você tem clientes que adoram a sua marca, uma boa ideia é disponibilizar cartões de presente para eles comprarem para outras pessoas.

 

Cartão de presente é uma ótima forma de fazer o cliente retornar ao seu site

Cartão de presente é uma ótima forma de fazer o cliente retornar ao seu site

 

Crie uma categoria especial para esses cartões para deixá-la bem clara aos seus clientes e ofereça também a opção de embrulhar para presente (caso haja algum custo adicional, ele será incluído no vale).

 

  1. Ler os seus últimos blog posts

 

Se você tem uma estratégia de marketing de conteúdo e publica conteúdos novos com uma frequência definida, seus clientes podem retornar várias vezes para ver o seu conteúdo novo, se isso gera valor para eles.

Crie um botão de acesso para o seu blog no cabeçalho ou no rodapé do seu site e promova seu conteúdo também por e-mail e nas redes sociais. Não precisa ficar limitado aos blog posts. Experimente outras formas de mídia, como vídeos, imagens ou podcasts.

 

  1. Atualizar os dados de endereço, cartão de crédito, telefone…

 

Seus clientes podem querer retornar ao seu site simplesmente para fazer uma atualização de cadastro.

Crie um caminho fácil para seus clientes fazerem essas atualizações e disponibilize um suporte técnico caso eles tenham alguma dificuldade.

 

Tudo otimizado para fazer o seu cliente retornar ao seu site

 

Agora que você entendeu os principais desejos e motivações que levam seus clientes a retornar ao seu site, aproveite essas oportunidades para criar uma experiência incrível para eles. Isto vai trazer um impacto bastante positivo nas suas conversões.

Se ainda tiver ficado alguma dúvida, comente aqui embaixo! Será um prazer conversar com você.

Um grande abraço!

Este artigo foi uma adaptação do post 17 Reasons Why Customers Would Come Back to Your Online Store

 
 

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